Março 28 2010

Xabregas zona tipicamente escura, suja e má frequentada .

Parece que tudo o que é adictos se encontram ali, creio que é por ali que existi o CAT de xabregas onde as consultas e a distribuição da metadona é também dada ali para alguns dias logo a concentração de toxicodependentes é enorme.

Ao passarmos a pequena e velha ponte que sustenta a linha do comboio, temos a escola casa pia e não muito longe o centro de acolhimento para sem abrigos conhecida por VITAE.

Este que alberga cerca de 300 pessoas quase na sua grande maioria, toxicodependetes no activo e também alguns deficientes mentais, idosos abandonados ou caidos nas suas vidas cheias de historias e pecados e alcool,

Muitas vezes se vêem a dormir nas ruas de Lisboa, caídos com olhares vazios e distantes uns que procuram mais um copo outros mais uma dose outros ja nada procuram somente o silencio da morte e um descabnso para uma vida outrora sem vida.

Também alberga pessoas que estiveram presas anos e anos a fio e sem familia ou até mesmo com uma familia que não será um modelo da sociedade de familia ou até alguns que nem familia tem e saiem de prisões e visto não terem outro lugar para irem se acomodam anos e anos a esta vida que não é de todo vida mas uma sobrevivencia um empurrar com a barriga sem gosto sem sentido sem amor.

Muitos dos que estão a frequeentar este local também são imigrantes dos paíse de Leste com problemas legais e de alcool assim como africanos e Brazileiros com estas mesmas situações e muito mais.

Ao que parece nada disto me faz lembrar pessoas ditas normais, dentro uma sociedade laboral e equilibrada, pelo o contrario aquilo que é visto como a escumalha de uma cidade perdida na fashion e vaidades de uma Europa civilizada encontra-se ali.

Isso mesmo.O podre da cidade que ninguém quer ver está concentrado na VITAE.

Chamavam-lhes à uns anos a Mitra, onde os Sr. Salazar os colocava para não dormirem nas ruas-até porque dava mau aspecto a cidade- nestas instituições que por acaso hoje se encontram na mesma zona de Lisboa.

Esta ONG (VITAE), que vemos ali tem como entrada um enorme escuro e morbido portão verde onde esconde um gigantesco recinto repleto de camaratas frias e apenas com beliches ferrugentos com colochões velhos e imundos que servem de cama para muitos.

As paredes tristes brancas vazias,  podres da humidade mostram pequenas janelas partidas que nas noites geladas de inverno fazem tremer os que abrigados apenas com um lencol branco velho amarelado de velho e routos com um cobertor fino e antigo cinzento bafio lhes tapa a cabeça e o corpo de gente que morre aos poucos, entre gemidos e sonhos perdidos.

A maldade gela as veias e o sangue que corre nas suas veias muitos ja se encontram doentes, HIV, Hepatite C, e muito mais , doentes de fome e inveja , solidão e escuridão que lhes abate por falta de vida e vontade de lutar e de um dia poderem ser Alguem.

Quem nunca foi sem abrigo não tem ideia do que é estar só , viver nas ruas e ser só, muitos de nós pensamos que não conseguiriamos viver nas ruas nem só uma noite mas ha quem já nem se veja doutra forma nem neste lugar consiga ja procurar um espaço de abrigo para se esconder.

Muitos de nós pensamos que não conseguiriamos sobreviver a dias cinzentos mas acho que somos nós que pensamos que realmente não conseguimos isto,ou aquilo, na verdade não é bem assim...é verdade que são situações que não são faceis.

Há uma passagem qualquer que não me recordo bem onde na Biblia que diz que o Homem nunca é posto a prova mais que aquilo que o mesmo pode suportar.

Na verdade vos digo que isso é certo muitos de nós provocamos o suicidio por situações estupidas e sem nexo isto porque nós, pessoas, so somos postos perante situações dentro daquilo que possamos superar e eu sou o testemunho vivo disso.

São varios os factores que me levam a dizer isto entre os quais a minha condição fisica de saude, que aos olhos de muitas pessoas são impossiveis de ser aceite principalmente na minha idade e desde a idade qyue os vivo na altura os meus 23 anos hoje os meus 34 anos de idade estas idades complicadas de aceitar o que é menos bom com as doenças que me envolvem.

Não creio que o Homem seja tão fraco como o dizem e creio que onde existe o amor, existe força nem que seja o amor por nos proprios que eu proprio sem dár conta tanta dificuldade tive em o ter.

Se Vivi como sem abrigo? sim vivi, e perder tudo é algo muito complicado mas também vos digo que construir é ainda muito mais complicado do que perder, porque demora imenso tempo a recuperar mas também vos digo que há situações de vitória que nos fazem ter uma força brutal e  imensa força e que nos prepara para situações que podem vir a ser muito mais complicadas que outras que pensamos que seriam as derradeiras,dão-nos força e experiênca para superarmos e sermos mais do que vencedoresno palco da nossa vida tão curta e passageira ,tornando-nos assim pessoas experientes e sabias com vigor e fervor para continuar a viver.

Perder O amor é algo muito forte o amor por nós e claro consequentemente pelos outros e por tudo o que nos rodeia pode perigoso, principalmente para nós proprios pois o contrario do amor ou mesmo a sua ausencia é como um cancro que nos consome e nos faz somente perder. perder e não mais vencer nada nem ter nada nesta ou noutra qualquer possivel vida.

publicado por dicas&criticas às 18:37

mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

22
23
24
26
27

29
30
31


pesquisar
 
blogs SAPO